A Editora da UFPA (ed.ufpa) foi criada em 1969 e está localizada no Setor Básico da Cidade Universitária José Silveira Netto, no bairro do Guamá, em Belém, ocupando dois prédios distintos: o da Editora propriamente dito e o da Livraria.
A partir de 2009, a ed.ufpa torna-se órgão suplementar, diretamente vinculado à Reitoria da UFPA. À Editora compete a publicação de trabalhos científicos, didáticos, técnicos, literários e culturais visando à difusão do conhecimento, em especial a produção intelectual da UFPA, com o objetivo de:
a. publicar trabalhos originais e de revisão;
b. reeditar obras consagradas e esgotadas de conformidade com o artigo 1º do presente Regimento;
c. contribuir, por meio de suas publicações, para a integração do ensino, da pesquisa e da extensão universitários;
d. promover eventos relacionados à divulgação da leitura e do livro;
e. distribuir nacional e internacionalmente as publicações da ed.ufpa;
f. criar e fortalecer mecanismos de interação com autores, instituições universitárias, editoras, gráficas e livrarias.
Além da direção e de coordenadorias para cada setor, a Editora é composta pelo Conselho Editorial, um órgão consultivo ao qual cabe definir e propor a política editorial da UFPA; avaliar as publicações a serem editadas e reeditadas pela ed.ufpa, exceto o que concerne a periódicos, que deverão ter Comissão Editorial própria; promover a editoração da produção intelectual da UFPA, estabelecendo prioridades; definir e criar linhas editoriais, observando as inovações tecnológicas, entre outras atribuições.
A divulgação, a comercialização e a distribuição da produção da ed.ufpa são feitas por meio de venda: na livraria; em eventos, como feiras, congressos e exposições; pela internet, tanto para consumidores diretos quanto para revenda pela rede de livrarias nacionais.
Tendo em vista sua presença, participação e atuação no cenário artístico e cultural do estado, a ed.ufpa participa anualmente, com estande próprio, da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, organizada pela Secretaria de Cultura do Pará (Secult-PA). Durante a Feira, a Editora, especialmente na última década, tem realizado mesas-redondas, seminários e apresentações musicais, além da venda de livros e sessão de autógrafos com autoras e autores. A Editora, cumpre lembrar, participa da Feira Pan-Amazônica do Livro (somente a partir de 2020 recebe a denominação “e das Multivozes”) desde sua primeira edição, em 1996, ocorrida no Centro Cultural e Turístico do Pará (Centur).
As atividades comerciais da livraria passaram a funcionar, a partir de 19 de maio de 2023, no hall do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), proporcionando maior visibilidade dos livros e atendendo a demanda de eventos programados para aquele espaço com curadoria estrategicamente organizada de acordo com as temáticas de cada evento e o interesse de seu público-alvo.